Avançar para o conteúdo principal

Magical Unicorn Party #3 O Bolo!

Olá mamãs e papás!

Depois de uma tragédia que nos abalou a todos e de contribuirmos como podemos, seja em pensamento, monetariamente, voluntariado, como não importa, apenas que todas as vítimas estão no nosso pensamento e cada um ajuda como pode e deseja. Gostaria ainda de enviar os meus sinceros sentimentos a todos os familiares das vítimas e desejar-lhes muita força neste momento tão difícil. 



E como a tristeza não nos pode deitar abaixo, é a recordar momentos felizes que volto aqui a escrever. Hoje com o segundo elemento principal da festa de aniversário da Clarinha, (sim porque o primeira é a minha pequenina, claro!)... o Bolo!


A mamã com a ajuda da amiga Cristina, lá fizemos nós o bolo, posso dizer-vos que não houve apenas uma tentativa e que a minhoquinhas adoraram a primeira fornada. Mas com persistência conseguimos um bolo super giro, colorido e sobretudo mágico, saudável(?) hummm não muito mas festa é festa, e como sempre vos digo o importante não é não haver um excesso, nunca, mas sim escolher as ocasiões festivas para o fazer e sempre com contenção, claro!

O bolo tinha 5 camadas coloridas (usei os corantes Dr. Oetker), recheio de natas vegetais (ia usar creme de coco mas estava um pouco calor e não quis arriscar) e no topo do bolo um mágico unicórnio modelado pelas mãos mágicas da Cristina, a flutuar nas nuvens de algodão doce da Tiger.


Não ficou maravilhoso? O bolo não ficou super fofinho mas foi porque destruímos as bolhas de ar ao misturar o corante... ainda estou a aprender!!!

E o que falta? A receita do bolo... estava delicioso e muito molhadinho por causa dos ingredientes especiais, polpa de abacaxi e leite de coco!!

Vamos lá então!

Bolo mágico de abacaxi
(a partir 1 ano)

Ingredientes:
(para 1 bolo)
*3 ovos * 1 cháv. de açúcar amarelo/mascavado (também podem usar açúcar de coco) *1/2 cháv de abacaxi triturado em polpa  *1/2 cháv de leite de coco (lata) *1/2 cháv de óleo de amendoim *2 chav de farinha (podem usar metade para bolos e completar com farinha de aveia, arroz, espelta...) *1 c. chá de fermento em pó *1/2 c. chá de bicarbonato de sódio

Preparação:
*Comece por separar os ovos e bater as gemas com o açúcar, até obter uma massa homogénea;
*Adicione o abacaxi, o leite de coco e o óleo, volte a misturar tudo;
*Aos poucos envolva a(s) farinha(s) peneirada(s);
*Senão forem dividir a massa (como eu fiz) podem acrescentar neste momento o corante para o bolo não perder o ar;
*Entretanto bata as claras em castelo e envolva-as na mistura do bolo com leveza;
*Por fim adicione o fermento e o bicarbonato, envolva ligeiramente;
*Leve ao forno pré-aquecido a 180º, numa forma revestida com papel vegetal;
*Deixe cozinhar durante 20 a 30 min ou até o bolo estar cozido (teste do palito);
*Deixe arrefecer na forma.

E cá está! Um bolo delicioso que também levamos para a festinha na creche, não usamos corante, usamos metade do açúcar e por cima molho de leite de coco (o mesmo leite de coco da receita mas aquecido).


 Atenção! Perguntem sempre sobre alergias ou intolerâncias alimentares que possam existir na escola.

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha 

Comentários

mensagens mais lidas

2018 vem em força mas com calma!

Olá mamãs e papás!

No primeiro post de 2018, a 22 de janeiro, a sério? só eu sinto que janeiro passou a correr? Entre festas, Ano Novo, Reis, voltar ao trabalho, dar mais uns passos na nossa lenta mudança de casa (não sei como acumulamos tanta coisa em 7 anos de casados numa casa tão pequena, mas a culpa é minha, não é marido?). 
Os dias vão passando, desfizemos a árvore e no final lembrei-me que este ano me esqueci da foto de praxe da Clarinha junto à árvore de Natal!!! Parece que vamos ficar com esta...

Não é por ser minha filha mas a Clarinha é uma princesa, super castiça!!! Por vezes deixa-me com os nervos em franjas, mas passa... Há duas semanas doente, começamos bem o ano! Mas já está a recuperar e amanhã volta para a escola. Outro problema deste 2018, que ainda agora começou, primeiro dia de escola de 2018 "-Mãe quero mudar de escola!" COMO? "-Não gosto desta escola!" AI FERIAS DE NATAL!!!! Amanhã parece-me que vamos ter o mesmo problema, mas é só para ficar…

croquetes de lentilhas #11 meses

Olá mamãs e papás!
Hoje enriquecemos mais um pouco o nosso canal (não deixem de subscrever) com esta receita de figer food. O BLW é muito importante para o desenvolvimento dos nossos bebés, por isso aqui vai uma receita para variar e que até pode ser o vosso jantar, papás! Croquetes de Lentilha (11 meses) Ricosem fibra, proteína, ferro e zinco, ajudam a combater as náuseas e são perfeitos para crianças a partir dos 11 meses comerem com as mãos.

Ingredientes: *50g de lentilhas laranja *25g de farelo de aveia *1 cebola picada *Cominhos q.b. *Pão ralado
Preparação: *Comece por cozer as lentilhas e depois escorra; *Amasse as lentilhas escorridas com os restantes ingredientes (exceto o pão ralado) até misturar bem; *Faça bolinhas e passe no pão ralado; *Leve ao forno pré-aquecido (180ºC) num tabuleiro com papel vegetal, até dourarem.
Nota: pode congelar as bolinhas depois de panadas para usar mais tarde.
Não deixem de ver o vídeo da receita!


Beijinhos da Cláudia e da Clarinha



Os valores nutricionais não são o fator mais importante numa escolha alimentar!

Olá mamãs e papás!
Há uns dias publiquei no Instagram e Facebook uma imagem para decidirem com base na informação nutricional qual seria o melhor alimento.
Hoje revelo que afinal não era o que estavam a pensar!
"-Tem imenso açúcar! Já viste a informação nutricional? Nem pensar em dar ao meu filho!"  Mas será que esse açúcar não é natural do alimento? Já pensaram no caso da fruta e do leite? E os ingredientes foram ver?
Os ingredientes são o primeiro fator a ter em conta numa escolha alimentar saudável. Açúcar e gordura estão nos primeiros três ingredientes? Então não será uma boa escolha!!!
Quanto ao compal essencial, a Clarinha bebe 1 ou 2 por semana. Se é um bom substituto da fruta? Prefiro fruta mesmo, mas um miminho não faz mal a ninguém e sempre está a beber algo mais saudável do que bebidas açucaradas.
E vocês? Tolerância zero?
Beijinhos da Cláudia e da Clarinha