Avançar para o conteúdo principal

a papa perfeita parte IV #conclusão

Olá mamãs e papás!

De tantas papas no mercado, biológicas ou não, caseiras, lacteas ou não, são tantas que escolher só uma delas pode ser complicado e trazer desvantagens para o nosso bebé.

Já vos tenho falando sobre a papa perfeita em alguns posts, das quais a Clarinha já comeu de todas, atualmente nem tanto porque já não gosta muito de papa, na creche ainda vai comendo porque vê os amiguinhos e umas papas de aveia ao pequeno-almoço também...

Mas vamos lá escolher...

...no momento escolher devemos ser rígidos e decidir só pelas que não têm açúcar?

Tal como vos tinha dito encontramos algumas sem açúcar mas com maltodextrina que é um açúcar e a maioria das papas contém este ingrediente. Reduzindo as papas "perfeitas" para três: as caseiras, as biológicas não lacteas e a 1ª papa da Cerelac não láctea. Bem se variarmos a decisão parece fácil...

MAS, depois vem a questão do enriquecimento das papas... as papas habituais (Cerelac, Nutribén...) são todas enriquecidas em vitaminas e minerais, ajudado a suprir as necessidades nutricionais dos bebés, e as caseiras não são e as biológicas até são mas só em uma ou outra vitamina.

E vocês perguntam: mas os bebés precisam mesmo desse enriquecimento nutricional?

A opinião dos profissionais de saúde parece varia mas houve uma que me fez pensar: "os bebés podem precisar ou não deste acréscimo de nutrientes, mas se temos possibilidade de introduzir nutrientes acima do mínimo recomendado, porque não? E com as papas caseiras ou as biológicas isso não é possível... não precisamos de voltar aos hábitos alimentares do submundo"


Assim, digo-vos: não existe uma papa perfeita e nós pais temos de tentar escolher o melhor para os nossos pimpolhos, e o segredo está em variar, o nosso bebé não vai comer sempre a azul ou a amarela, se come 3 refeições de papa por semana uma delas pode ser biológica outra caseira e outra das que encontramos no supermercado.

Se quiserem uma ajuda usem este descodificador de rótulos para comparar quantidade de açúcar nas vossas escolhas...


se nunca usaram este post vai ajudar ;)


Espero ter ajudado,

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Comentários

mensagens mais lidas

sopa da semana #batata roxa

Olá mamãs e papás!
Começamos a semana com uma sopa diferente e deliciosa, destacando-se pela cor e um sabor a batata doce...
Sabiam que existem pelo menos 3 qualidades de batata doce? A batata doce com polpa branca, a com polpa laranja, a qual todos já usamos, e a com polpa roxa, adorei a descoberta e dá para misturar e fazer pratos super coloridos!!!
Hoje é uma das primeiras receitas com este alimento, para esta sopa vão precisar de batata doce de polpa roxa, curgete, alho e couve-flor.
O segredo para variar as cores da sopas é a base e o ingrediente principal com uma cor forte, por isso se queremos uma sopa roxa, vamos fazer uma base branca para o roxo da batata doce reinar.
Ingredientes: *1 batata doce de polpa roxa *1/3 curgete média *6 floretes de couve-flor *2 dentes de alho
Preparação: Numa panela com água fria colocar todos os ingredientes e levar ao lume (podem também usar o robot de cozinha). Deixar cozer bem, depois com a varinha mágica reduzir os legumes a creme. 
Sirva c…

estou a provar novos alimentos! #o meu primeiro iogurte

Olá papás! Este post é para os bebés mais pequeninos que estão a provar novos alimentos ou vão começar em breve!
O ano passado falei-vos do iogurte de eleição para a Clarinha, aqui, hoje venho marcar mais uma vez essa opinião, se quiserem introduzir o iogurte mais cedo do que os 9 meses, o iogurte ideal é este:

Agora com nova cara, mas o mesmo equilíbrio nutricional, "o teu primeiro pingo doce" é um iogurte que pode ser introduzido a partir dos 6 meses porque a sua base é leite de transição (leite adaptado às necessidade do bebé) e não tem açúcares adicionados, ponto muito importante para os bebés!
Experimentem!
Beijinhos da Cláudia e da Clarinha

Pratos e pratinhos #Salmão e batata doce

Olá mamãs e papás!
Hoje deixo-vos uma sugestão para o almoço ou para o jantar!

Salmão com legumes e batata doce
Ingredientes (para 2 pessoas) *2 Postas de Salmão *2 Batatas doces pequenas de polpa laranja *6 Ramalhetes de brócolos *1 Cenoura *Sementes de sésamo *Vinagre Balsâmico *Ervas Provence *Azeite
Preparação *Começa por descongelar o salmão (se for o caso, eu compro no Ikea congelado) *Num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal coloque o salmão e pincele com uma mistura de vinagre balsâmico e sementes de sésamo *Entretanto, descasque e corte em pedaços a batata doce e numa taça coloque as batatas, as ervas e 3c. sopa de azeite, misture bem *Disponha as batatas num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e leve ao forno a 180ºC até alouraram
*Adicione mais tarde o salmão, quando as batatas estiverem quase no ponto
*Ao mesmo tempo coza os legumes a vapor

Sirva com amor e carinho e bom apetite!

Beijinhos da Cláudia e da Clarinha